16.9.07

Aos Pais (Pré-escolar e 1.º ciclo)

Vamos ler com as crianças na escola e em casa





Programa de incentivo à leitura na Educação Pré-Escola e no 1.º Ciclo







Marque 5 minutos por dia para ler com e para o(s)/a(s) seu(s) filho(s)/filha(s)





- Pergunte ao/à seu/sua filho/a se quer que lhe leia uma história.





- Deixe-o/a escolher o livro.





- Procure:




  • um sítio cómodo para os dois;


  • uma hora em que, nem um, nem outro estejam a ver televisão;


  • um momento disponível e tranquilo para ambos.


- Sentem-se juntos para ler, de forma que a criança observe as imagens e veja onde o adulto lê, apontando o que se está a ler.



- Se o livro for grande, leia-o por partes.



- Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e usando pausas.



- Durante a leitura, converse sobre:





  • o que acha que vai acontecendo a seguir;


  • explique alguma palavra que ele não perceba;


  • a relação do que está a acontecer e o que aconteceu anteriormente;


  • entusiasme o/a seu/sua filho/a a ler algumas palavras que já conheça;


  • mostre-se contente com os sucessos que vai observando durante a leitura («Já conheces muitas letras!», «Já sabes ler esta palavras!», «Entendeste muito bem a história!», etc.).


- No final da leitura, converse sobre a história, perguntando quais as personagens de que mais gostou, o que achou interessante na história, etc.



- Dê-lhe também a sua opinião sobre o que leram.



- Converse sobre atitudes e comportamentos bons e maus das personagens e ensine-lhe o que devia ser feito.



- Interrompa a leitura sempre que o/a seu/sua filho/a mostrar sinais de cansaço.



É muito importante que os pais dediquem todos os dias um tempo aos seus filhos.

Ofereça-lhes um tempo de alegria e carinho: leia e conte-lhes histórias!



(Gabinete para a expansão e desenvolvimento da educação pré-escolar - texto adaptado.)