23.11.08

SER PROFESSOR É…

Depois de lidas algumas páginas do "Diário", de Sebastião da Gama, questiono-me: Como será ser-se professor?

Há quem diga que ser professor é uma profissão como outra qualquer, mas, para mim não. É uma profissão que exige um dom, o dom da sabedoria.

Ser professor é saber entender os alunos, aconselhando-os, respeitando-os e dando-lhes sempre uma mão amiga. Para mim, ser professor, é ser, acima de tudo, um bom amigo do aluno.

O professor é aquela pessoa que passa horas e horas a trabalhar. Este tem de preparar aulas, tendo sempre em conta perguntas como: Será que os alunos me vão entender? Será que explico bem a matéria? Será… será que sou bom professor?!

Na minha opinião, ser professor exige muito trabalho, muita experiência, muita dedicação e, acima de tudo, muita, responsabilidade.

Um professor, muitas das vezes, não consegue ter vida própria, chega a casa, tem de corrigir trabalhos, preparar aulas, fazer testes, lançar notas, está sempre atarefado.

Na minha opinião, acho que um professor deve ser sempre exigente, pois se o for, os alunos empenham-se mais, sabem que ele não tolera certas brincadeiras, logo estes evitam fazê-las.

Para mim, ser professor é a profissão que pede mais trabalho e dedicação. Um professor deve estar sempre à vontade com os alunos, comunicando bem com eles, fazendo aulas diferentes, tendo sempre em conta a opinião do aluno.

Na verdade, acho que ser professor é ser um indivíduo que ensina uma Língua, uma Ciência, uma Arte.

Daniela Marques, T.C.1

Sem comentários: