31.1.09

"A Lua de Joana", de Maria Teresa Gonzalez

O livro retrata a história de uma rapariga chamada Joana, que perdeu a sua melhor amiga, a Marta, quando esta se envolveu com as drogas. Joana interrogava-se ao tentar entender o que teria levado a sua amiga Marta a fazer aquilo.

Joana era uma rapariga exemplar, na escola e em casa, mas tudo mudou quando ela se envolveu com uma amiga de Marta, a Rita, e com o irmão da daquela, o Diogo, também vítima das drogas. A morte da sua avó, a pessoa de quem ela mais gostava no mundo, e a falta de atenção e de diálogo por parte dos pais, levou a que ela se começasse a sentir só. As únicas pessoas que lhe deram atenção foram a Rita e o Diogo. Inicialmente, começou por vender as suas coisas, para conseguir dinheiro, para ajudar Diogo acabando, também ela, por se envolver com as drogas.


Certo dia, Joana olhou-se ao espelho e reparou como tinha mudado, entendendo, agora, como tão facilmente a amiga se tinha envolvido com a droga. – “ … o ano passado, nunca imaginei que fosse tão fácil uma pessoa passar-se para o lado de lá, o lado para onde tu passaste, o lado que eu sabia que era ERRADO!” Apesar de ter desejado abandonar esse caminho, parece ter sido tarde de mais…

Armando, T.M.I./E. I

Sem comentários: